Informação geral

Sobre o curso

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais características dessas metodologias. Ainda nessa fase do nosso estudo demonstramos os processos de aprendizagem da educação em saúde com foco nas metodologias ativas. Na Unidade II, apresentamos as principais metodologias ativas de ensino e aprendizagem utilizadas na formação de profissionais de saúde, além de discutirmos as vantagens do uso dessas metodologias na formação pedagógica do preceptor. A importância do sistema de avaliação com enfoque formativo e somativo, trabalhando com o feedback imediato ao desempenho do residente.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Introduzir, nas práticas dos preceptores, as metodologias ativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar as vantagens das metodologias ativas na preceptoria.

Destacar a importância das metodologias ativas na avaliação da preceptoria.

Apoiar o desenvolvimento de capacidade pedagógica na preceptoria.

Conteúdo

UNIDADE 1: VAMOS CONHECER AS METODOLOGIAS ATIVAS?
AULA 1: O surgimento das Metodologias Ativas
AULA 2: Processos de ensino e aprendizagem da educação em saúde com foco nas Metodologias Ativas

UNIDADE 2: POR QUE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PRECEPTOR?
AULA 1: As Metodologias Ativas na Educação em Saúde
AULA 2: Formação pedagógica para Preceptoria e Metodologias Ativas

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia proposta para esta primeira aula é interativa auto instrutivo, com uso da mediação pedagógica por meio de recursos tecnológicos instrucionais.

RECURSOS

Imagem, gráfico e questionário.