Informação geral

Sobre o curso

Cenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação no SUS e para o SUS. Competências profissionais relacionadas aos cenários de prática.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Compreender de que maneira os cenários de prática são importantes para o processo ensino-aprendizagem na formação profissional no SUS e para o SUS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar os diversos cenários de aprendizagem existentes no campo da saúde no Brasil.

  • Analisar como os contextos locais impactam na aprendizagem em um determinado cenário de prática.

  • Compreender a importância da experiência significativa nos cenários de aprendizagem no SUS.

  • Analisar as competências necessárias para a aprendizagem em cenários de práticas.

  • Identificar competências para preceptoria relacionadas aos cenários de prática

Conteúdo

UNIDADE 1: CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
AULA 1 – A formação do profissional de saúde em diferentes cenários de práticas

AULA 2 – As competências necessárias para processo ensino-aprendizagem nos cenários de prática
AULA 3 – Aprendizagem como experiência no SUS

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia empregada no módulo é interativa e com apresentação de conteúdo com linguagem dialógica. O aluno será conduzido de acordo com os processos descritos a seguir.

  • Exposição a uma situação-problema inicial.

  • Leitura do material didático fornecido.

  • Reflexão crítica do conteúdo apresentado por meio de interlocução com os alunos em ambiente virtual.

  • Realização dos processos de avaliação disponibilizados durante o módulo.

RECURSOS

Serão utilizados diferentes recursos para a disponibilização do conteúdo, tais como: imagens, conteúdo formal em formato de texto, infográfico, indicação de vídeos e documentário.