Informação geral

  • 50h
  • Desde a 30/5/2018
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Diante da diversidade que atravessa o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), considera-se fundamental o estabelecimento de um canal de comunicação e aprendizagem que envolva trabalhadores localizados nas diferentes regiões do país.  Esse canal, que possui formato de módulo educacional, pretende abraçar um acúmulo de conhecimentos sobre variados temas que tocam essa grande rede na qual se configura a interculturalidade.

Objetivos

O módulo Saúde Indígena: Interculturalidade em Rede tem por intuito estimular a reflexão sobre conceitos que ajudam a entender a dinâmica do cenário intercultural, e, em diálogo com o campo da saúde, apresentar temas que contribuam para a compreensão e para a contextualização da realidade e situação dos povos indígenas no Brasil. 

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

Apresentação

Unidade 01 – Redescobrindo o familiar

Unidade 02 – Com qual lente nós olhamos e sentimos o mundo?

Unidade 03 – Diversidade e modos de vida

Unidade 04 – Olhando de dentro para fora da aldeia: diversidade e discriminação

Unidade 05 – Direitos dos Povos Indígenas e conclusão do módulo.

Como nos organizamos

METODOLOGIA: No que se refere ao acesso, o módulo é autoinstrucional, não há mediação de tutor e as atividades possuem correção automatizada. Apesar do acesso individualizado, o curso abrange exercícios de reflexão que podem ser realizados em equipe, estimulando o processo de educação permanente na saúde indígena. Espera-se que o participante acompanhe os comandos do curso, realizando a leitura de seu conteúdo, fazendo pausas para reflexão, visualizando o conteúdo audiovisual e realizando as pesquisas sugeridas fora do ambiente virtual.

AVALIAÇÃO: O módulo integra dois tipos de avaliação, uma avaliação processual composta por questões de múltipla escolha presentes ao final de cada unidade, e uma avaliação para mensurar o aproveitamento dos participantes ao final do módulo, com feedback automático.