Informaciones generales

Sobre el curso

O módulo aborda o processo de trabalho na saúde da família, trazendo reflexões acerca do processo de territorialização, vínculo, coordenação do cuidado, população adscrita. Ademais, versa também sobre mapeamento institucional, social, demográfico e epidemiológico.

Metas

Objetivos gerais:

Identificar os principais marcos históricos e legislativos da Atenção Primária à Saúde (APS); a organização e o processo de trabalho das equipes de saúde da família; a apreensão do território no contexto da saúde, além dos principais elementos envolvidos no processo de territorialização no âmbito da Estratégia de Saúde da Família.

Objetivos específicos: 

Definir seus principais preceitos e pressupostos da APS no cenário mundial e no contexto do Sistema único de Saúde (SUS).

Caracterizar os principais preceitos orientadores para atuação das equipes das cenários da APS/ESF no contexto do SUS.

Identificar a organização e o processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família.

Estabelecer o papel da APS na composição de Redes de Atenção à Saúde.

Conceituar o que é território no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

 

Contenido

UNIDADE I: A Atenção Primária em Saúde e a Estratégia de Saúde da Família

UNIDADE II : A Estratégia de Saúde da Família como novo modelo assistencial
Aula 01: Marcos históricos e conceituais da Atenção Primária à Saúde
Aula 01: A proposição de um novo modelo assistencial
Aula 02: A perspectiva da APS no contexto brasileiro
Aula 02: O papel da Atenção Primária à Saúde na composição e na organização da saúde 

UNIDADE III: O território na Atenção Primária à Saúde

UNIDADE IV: A Territorialização na Atenção Primária à Saúde
Aula 01: Os múltiplos olhares sobre o espaço
Aula 01: O processo de territorialização
Aula 02: O território no contexto da Saúde
Aula 02: A cartografia como ferramenta de desvelamento do território

Cómo nos organizamos

Metodologia:

Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. Isso requer autonomia para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no ambiente virtual. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros. 

Recursos:

Textos, animações, linha do tempo, fórum, entre outros.

Avaliação:

Questionários autoinstrucionais.