Informaciones generales

  • 10h
  • Desde 7/6/2021
  • Evaluaciones
  • Inscripción abierta al público

Sobre el curso

O curso de Cuidadores na Assistência ao Paciente – Cuidados respiratórios na ELA, conta com 5 aulas que esclarecem como o sistema respiratórios é afetado pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e como os cuidadores podem colaborar para que o pacientes com essa doença possam ter uma melhor manejo dos sintomas respiratórios. Durante o curso o aluno irá aprender sobre a fisiologia do sistema respiratório e como é atingido pela ELA, o que é Ventilação Não Invasiva (VNI) e como utilizar, além de cuidados que podem ser implementados para aumentar a tosse nesses pacientes. Ao final do curso o cuidador estará apto a realizar cuidados respiratórios a domicilio em pacientes com ELA.

Metas

  • Apresentar o sistema respiratório;
  • Esclarecer sobre as principais alterações no sistema respiratório de pacientes com ELA;
  • Instruir sobre o uso da ventilação não invasiva;
  • Orientar sobre a importância da tosse e a aplicação de técnicas que aumentem e melhorem a tosse desses pacientes;
  • Fornecer ao cuidador informações necessárias para responsabilizar-se pelo cuidado respiratório do paciente com ELA.

Contenido

UNIDADE 1 – O SISTEMA RESPIRATÓRIO E A ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA)
AULA 1- Entendendo o sistema respiratório 
AULA 2- Quais as mudanças que ocorrem no sistema respiratório de pacientes com ELA?

UNIDADE 2- OS CUIDADOS RESPIRATÓRIOS NOS PACIENTES COM ELA
AULA 1-  O que é o VNI?
AULA 2- Quais técnicas posso usar para auxiliar na tosse?
AULA 3-  Cuidados complementares

Cómo nos organizamos

Metodologia 

Módulo autoinstrucional com exposição dialogada com apresentação de recursos didáticos, questões norteadoras e utilização de caso clínico para exemplificação.

Recursos

Vídeos, animações, ilustrações, tabelas, gráficos, imagens interativas e texto escrito.

Avaliação 

A avaliação será realizada de maneira continua, por meio de atividades compostas por questões de múltipla escolha, bem como através do cumprimento das atividades propostas no módulo (como assistir os vídeos propostos por exemplo).