Informaciones generales

  • 30h
  • Desde 12/11/2019
  • Evaluaciones
  • Inscripción abierta al público

Sobre el curso

Este módulo é dedicado à disponibilização de conhecimentos e informações acerca da gestão documental. Serão abordados aspectos gerais da gestão de documentos, incluindo: objetivos e importância, breve histórico da capacitação referente a essa atividade no âmbito do Ministério da Saúde, noções de Arquivologia, valores documentais, conceito, classificação, avaliação, transferência e eliminação de documentos, dentre outros. Além disso, o curso pretende fazer com que as pessoas que trabalham com documentos de arquivo consigam se perceber como atores no processo de gestão documental, bem como facilitar e aperfeiçoar a sua atuação nesse sentido e subsidiar as suas decisões quanto ao trato com os documentos.  São ainda apresentadas orientações relativas à assistência técnica ofertada pela Coordenação de Arquivo e disponibilizada às unidades do Ministério da Saúde instaladas em Brasília.

Metas

OBJETIVO GERAL

Promover e aprimorar conhecimentos sobre procedimentos de gestão de documentos no âmbito do Ministério da Saúde. Padronizar e qualificar os procedimentos de classificação, transferência e destinação dos documentos no âmbito do Ministério da Saúde.

Contenido

UNIDADE 1: A GESTÃO DE DOCUMENTOS E O MINISTÉRIO DA SAÚDE
AULA 1: Breve histórico da capacitação em gestão de documentos no âmbito do Ministério da Saúde
AULA 2: Objetivos e importância da gestão de documentos para o MS
AULA 3: Você é um ator no processo de gestão de documentos do MS
AULA 4: O SEI no Ministério da Saúde e suas implicações na gestão de documentos

UNIDADE 2: NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA
AULA 1: Diferença entre biblioteca, museu e arquivo
AULA 2: Conceito de documento e os princípios arquivísticos
AULA 3: Fundo de Arquivo

UNIDADE 3: INTRODUÇÃO À GESTÃO DE DOCUMENTOS
AULA 1: Gestão de documentos e valores documentais
AULA 2: Teoria das Três Idades
AULA 3: Classificação e avaliação

UNIDADE 4: TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS
AULA 1: Visitando tópicos importantes
AULA 2: Transferência de documentos – aspectos gerais
AULA 3: Transferência de documentos na prática

UNIDADE 5: ELIMINAÇÃO, ASSISTÊNCIA E LAI
AULA 1: Eliminação de documentos
AULA 2: Assistência técnica
AULA 3: Lei de Acesso à Informação – LAI

Cómo nos organizamos

METODOLOGIA

Módulo autoinstrucional, com exposição dialogada e apresentação de questões norteadoras.

AVALIAÇÃO

Ao final de cada unidade, o cursando deverá responder a questões de múltipla escolha referentes ao conteúdo estudado e, ao final do curso, a um questionário com perguntas referentes ao conteúdo apresentado no módulo.

RECURSOS

Vídeos, imagens, textos dialogais.