Informaciones generales

Metas

Promover a qualificação profissional de trabalhadores das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios responsáveis pela codificação da causa básica do óbito.

Contenido

UNIDADE 1 – Introdução à Vigilância em Saúde

AULA 1- A Vigilância em Saúde

Aspectos históricos da Vigilância em Saúde (VS)

Informações de mortalidade e a Vigilância

O codificador e a Vigilância

Perfil do codificador

AULA 2- Sistemas de Informação em Saúde

Histórico

Estatísticas de mortalidade

Qualidade do Sistema de Informação de Mortalidade

Declaração de Óbito

AULA 3- Noções de Anatomia

Conceitos básicos

Planos e cortes anatômicos

Termo de posições e direções

Sistemas corporais

AULA 4- Terminologia médica

Conceitos básicos

Terminologia médica

UNIDADE 2 – Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde (CID-10)

AULA 1 – Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde (CID-10)

Histórico da CID-10

Conceitos básicos de classificação

Classificação de causas de morte

Estrutura básica

CID-10 – Volumes I, II, III

Como usar a CID 10

AULA 2- Codificação da causa básica do óbito

Conceitos

Introdução a codificação

Protocolo de codificações especiais em mortalidade

Complicações de assistência médica e cirúrgica

Mortalidade por causas externas

Neoplasias

Afecções perinatais

Cómo nos organizamos

Metodologia

A metodologia proposta adota a flexibilidade e o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo a construção do conhecimento. As atividades didáticas serão desenvolvidas utilizando-se metodologias ativas que busquem articulação entre teoria e prática. O curso será desenvolvido em modalidade semipresencial com carga horária de 64 horas.

Recursos

Na etapa EaD, serão utilizadas videoaulas, textos de apoio, livros digitais, sites institucionais, fóruns. Na etapa presencial, serão utilizadas apresentações narradas, recursos de áudio, simulação de situações problemas, estudos de caso e textos coletivos.

Avaliação

A avaliação da etapa EaD está estruturada em forma de autoavaliação da aprendizagem, de forma contínua/processual de acordo com a unidade em estudo.

A avaliação da etapa presencial contará com o auxílio de instrumentos de avaliação individual impresso.