Informação geral

  • 30h
  • Desde a 8/3/2017
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O módulo Facilitação: promovendo interação em ambientes de aprendizagem colaborativa problematiza as ações de facilitação nesses ambientes e convida a uma reflexão sobre a prática cotidiana de facilitação de cada educando, seja em ambientes virtuais ou presenciaisVamos apresentar nesse módulo diferentes possibilidades de facilitação e referenciais teóricos importantes relacionados à temática. Temos como princípios norteadores do processo de facilitação a relação horizontal entre os participantes, a interação, a colaboração, a gestão do conhecimento e a promoção da autonomia e o empoderamento dos trabalhadores do SUS na internet e também em ambientes presenciais.

Objetivos

O módulo Facilitação: promovendo interação em ambientes de aprendizagem colaborativa tem como objetivo proporcionar a reflexão sobre a prática cotidiana do processo de facilitação e interação, a partir de referenciais teóricos e estudos de caso.

 

Conteúdo

Unidade 1 - Apresentação

Unidade 2 - De onde vem esse módulo?

Unidade 3 - De onde surge a ideia de Comunidade de Práticas?

Unidade 4 - A ideia é Facilitar

Unidade 5 - É melhor aprender junto

Unidade 6 - Facilitação de comunidade de práticas

Unidade 7 - Tecnologia: o uso no ambiente da CdP

Unidade 8 - Avaliação

Como nos organizamos

RECURSOS: apresentações, história em quadrinhos, infográficos, vídeos, textos, sínteses e fóruns.

AVALIAÇÃO: Ao final há dois questionários, um referente à avaliação do módulo e outro à autoavaliação. Através deles você poderá avaliar a sua dedicação nesse módulo e mensurar o quanto ele foi proveitoso para você. Além disso, há um espaço para relatos sobre como o módulo pôde auxiliá-lo na sua prática diária.