Informação geral

  • 80h
  • Desde a 18/10/2016
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Uma introdução à Medicina Tradicional Chinesa para profissionais de saúde e gestores do SUS. Este módulo tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC no SUS.

Objetivos

O módulo Introdução às Práticas Integrativas e Complementares: Medicina Tradicional Chinesa visa capacitar profissionais de saúde, gestores e técnicos das coordenações de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a abordagem em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e as possibilidades da inserção da MTC para fortalecer ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde. Além disso, o curso promoverá a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com as PICS.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

UNIDADE 1 - CONHECENDO O CURSO

UNIDADE 2 - INTRODUÇÃO À PNPIC E SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

UNIDADE 3 - ASPECTOS SOBRE A O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

UNIDADE 4 - DIFERENCIANDO A MTC DA BIOMEDICINA

UNIDADE 5 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MTC

UNIDADE 6 - RECURSOS TERAPÊUTICOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

UNIDADE 7 - IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS E A MTC NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE

UNIDADE 8 - AVALIAÇÃO

Como nos organizamos

Recursos: história em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses  e fóruns para compartilhar experiências e reflexões.