Informação geral
- 80h
- Desde a 18/10/2016
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
Uma introdução à Medicina Tradicional Chinesa para profissionais de saúde e gestores do SUS. Este módulo tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC no SUS.
Objetivos
O módulo Introdução às Práticas Integrativas e Complementares: Medicina Tradicional Chinesa visa capacitar profissionais de saúde, gestores e técnicos das coordenações de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a abordagem em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e as possibilidades da inserção da MTC para fortalecer ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde. Além disso, o curso promoverá a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com as PICS.
Recurso educacional aberto (REA)
Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)
Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.
Conteúdo
UNIDADE 1 - CONHECENDO O CURSO
UNIDADE 2 - INTRODUÇÃO À PNPIC E SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
UNIDADE 3 - ASPECTOS SOBRE A O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
UNIDADE 4 - DIFERENCIANDO A MTC DA BIOMEDICINA
UNIDADE 5 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MTC
UNIDADE 6 - RECURSOS TERAPÊUTICOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
UNIDADE 7 - IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS E A MTC NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
UNIDADE 8 - AVALIAÇÃO
Como nos organizamos
Recursos: história em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses e fóruns para compartilhar experiências e reflexões.