Informação geral

  • 60h
  • Desde a 19/9/2016
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este módulo foi pensado para qualificar os profissionais de saúde para promoção do exercício da paternidade e inclusão dos homens nos serviços de saúde. 

Objetivos

O objetivo é que você entre em contato com os conceitos que serão apresentados e possa refletir sobre sua prática profissional no que se refere ao envolvimento de homens e o engajamento no exercício da paternidade e do cuidado. Para isso, consideramos importantes que questões referentes ao cuidado venham de forma transversal nas unidades apresentadas.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

Apresentação

Masculinidades, Sexualidade Responsável e Planejamento Familiar

Masculinidades, Paternidades e Saúde do Homem

Violência Intrafamiliar e Estratégias para a inclusão dos homens nos serviços de saúde

Encerramento e reflexão

Como nos organizamos

Metodologias: Cada uma das unidades temáticas é formada por apresentações, vídeos, imagens, textos, sínteses e fóruns para compartilhar experiências e reflexões.

Competência: Ao final do módulo o aluno deverá ter refletido sobre suas práticas no que se refere o envolvimento de homens e o engajamento no exercício da paternidade e do cuidado, além de se sentir sensibilizado sobre a importância do exercício da paternidade e do cuidado para a transformação das normas de gênero, prevenção da violência e promoção da saúde.

Avaliação: Ao final há 08 questões (quiz) para mensurar o seu aproveitamento em relação ao conteúdo do módulo. Também há avaliação do módulo e autoavaliação para você mensurar o quanto o curso foi proveitoso para você.

Recursos: Apresentações, vídeos, imagens, textos, sínteses e fóruns.