Informação geral

  • 30h
  • Desde a 9/2/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Neste curso, serão abordados conceitos fundamentais sobre anatomia, fisiologia e fisiopatologia do trato urinário inferior e as principais recomendações antes e durante a realização do exame urodinâmico. Discutiremos as fases do exame urodinâmico convencional, sobressaltando os seus aspectos técnicos, os principais parâmetros a ser avaliados e a interpretação dos traçados. Finalmente, apresentaremos uma série de casos clínicos nos quais o exame urodinâmico pode ser utilizado como ferramenta diagnóstica complementar.

 

Objetivos

Geral:

Qualificar os profissionais de saúde para uma melhor utilização e adequada interpretação do exame urodinâmico na prática clínica uroginecológica.

Objetivos Específicos:

a) Revisar conceitos básicos sobre anatomia, fisiologia e fisiopatologia do trato urinário inferior.

b) Compreender a importância da avaliação urodinâmica não invasiva na propedêutica das disfunções do trato urinário inferior.

c) Conhecer o funcionamento do equipamento de urodinâmica e a técnica de realização do exame.

Conteúdo

Unidade 1: Conceitos fundamentais em urodinâmica

Unidade 2: O exame urodinâmico convencional

Unidade 3: Urodinâmica na prática clínica ginecológica

Como nos organizamos

METODOLOGIA:

Este módulo é ofertado na modalidade de educação mediada por tecnologia, de modo autoinstrucional, sendo desenvolvido de forma interativa, a partir da utilização de elementos visuais, auditivos e avaliações. O conteúdo é apresentado de forma integrada e estruturada, de modo a promover uma visão sistêmica e não fragmentada do tema proposto, possibilitando a construção do raciocínio clínico e do pensamento crítico-reflexivo.

RECURSOS: Serão utilizados vídeos, gráficos, ilustrações, glossário, questionários e textos complementares.

AVALIAÇÃO: A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha, para reflexão do conteúdo estudado e para identificar o aprendizado do aluno. Ao final de cada unidade, um questionário com questões de múltipla escolha será aplicado para reflexão sobre o conteúdo estudado. Será também oferecido, ao final do módulo, um questionário de avaliação de satisfação ao conteúdo e desenvolvimento do curso, e a sua contribuição para a prática clínica.