Informação geral

  • 40h
  • Desde a 12/12/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

A complexidade atual da administração em saúde tem justificado a necessidade de um progressivo movimento de profissionalização da gestão em saúde, contribuindo com a formação de lideranças executivas que sejam capazes de promover uma ligação eficiente entre assistência com a qualidade e a gestão. Neste cenário, os gestores das organizações de saúde devem desenvolver ou aperfeiçoar competências (conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes) para assumir a liderança de novos modelos de gestão e tornar os processos mais eficientes, criando valor aos pacientes e mantendo a sustentabilidade dos serviços de saúde.

A Segurança do Paciente é importante para guiar as ações dos gestores da saúde e para o Programa Nacional de Segurança do Paciente dentro das instituições ou secretarias e deve ser uma estratégia orientadora e clara para a melhoria da qualidade da assistência à saúde. O módulo gestão em saúde e segurança do paciente foi desenvolvido para o profissional que atua como gestor de serviços de saúde, seja ele no nível institucional, seja local das secretarias de saúde.

A qualidade e segurança do paciente são indissociáveis de uma gestão eficiente e centrada nas necessidades da população. Este curso baseou-se em evidências, diretrizes de sistemas de saúde mundiais, normativas vigentes e ilustrado por casos práticos, para questionar situações em busca de bons resultados. Traz reflexões sobre as boas práticas de gestão dos serviços de saúde, explicita as dimensões da qualidade e segurança do paciente, discute o contexto da (in)segurança do paciente bem como a gestão dos riscos nas atividades administrativas e operacionais. Objetiva-se que o conteúdo leve o cursista a ampliar a avaliação do cenário de atuação e instigue-o ao pensamento crítico, reflexivo e sistêmico, associado à adoção de ferramentas que apoiem a tomada de decisão e a melhoria da qualidade e segurança em saúde.



Objetivos

Objetivo Geral

Informar e capacitar os gestores da saúde sobre a importância da segurança do paciente para a gestão, bem como abordar os aspectos práticos para alcançar melhores resultados.

Objetivos Específicos

  • Analisar o cenário de saúde e tomar decisões assertivas para garantir a qualidade e a segurança do paciente, maximizando o valor ao paciente e organização.

  • Relacionar e aplicar os princípios da gestão ao cotidiano profissional da saúde.

  • Empregar as ferramentas e metodologias de gestão, tornando os processos e os recursos eficientes e eficazes.

  • Desenvolver o pensamento crítico com base em informações e conhecimento do serviço de saúde, atuando de forma multifuncional.

  • Atuar como liderança para a qualidade e segurança do paciente.

Conteúdo

UNIDADE 1 – CONVERSANDO SOBRE SEGURANÇA – INTRODUÇÃO DE UM CASO

UNIDADE 2 – AÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

UNIDADE 3 – AÇÕES DE SEGURANÇA COM CUIDADO CENTRADO NA PESSOA

UNIDADE 4 – CULTURA DE SEGURANÇA E GESTÃO DE RISCOS PROATIVA

Como nos organizamos

Metodologia

O nosso curso é oferecido por meio da educação a distância, autoinstrucional, sendo contextualizado por material didático, por um caso prático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

Recursos

Os recursos usados serão áudio, vídeo, imagem, gráfico, questionário e o próprio texto.

Avaliação

A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários ao final de cada Unidade, com questões de múltipla escolha com quatro alternativas.