Informação geral
- 15h
- Desde a 5/8/2024
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva que acomete seletivamente os neurônios motores superiores e inferiores, ambos responsáveis por controlar movimentos voluntários, produzindo como resultado fraqueza muscular. Atualmente, a ELA é descrita como uma doença multissistêmica, com a possibilidade de também apresentar alterações cognitivas, comportamentais e emocionais. Diante do exposto, neste módulo, iremos abordar os aspectos cognitivos, comportamentais, emocionais e as relações sociais que envolvem a pessoa com esclerose lateral amiotrófica.
Objetivos
Geral
Esclarecer que as perdas progressivas na esclerose lateral amiotrófica causam importantes prejuízos emocionais, sociais, cognitivos e comportamentais, a fim de orientar aos familiares e cuidadores.
Específicos
a) Identificar os aspectos cognitivos e comportamentais comprometidos na ELA.
b) Descrever alterações dos aspectos emocionais na ELA.
c) Identificar a qualidade das relações sociais e familiares.
Conteúdo
UNIDADE 1: ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA)
UNIDADE 2: ASPECTOS EMOCIONAIS DA ELA
UNIDADE 3: RELAÇÕES SOCIAIS E FAMILIARES
Como nos organizamos
Metodologia
O curso é oferecido em forma de educação mediada por tecnologia, autoinstrucional, sendo mediado por material didático on-line, tendo como recursos textos, ilustrações e atividades avaliativas automatizadas com a finalidade de mensurar a aquisição de conteúdo por meio de feedback aos participantes do curso.
Recursos
Os recursos utilizados serão: conteúdo expositivo e figuras ilustrativas, questionário on-line, situação-problema descrevendo uma demanda, simulando a situação de um paciente real.
Avaliação
Neste curso, usaremos como avaliação um pré-teste, um pós-teste e uma avaliação de reação. A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha com quatro alternativas ao final do módulo.