Informação geral

  • 30h
  • Desde a 5/4/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Neste módulo conheceremos a Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa), pois é nessa fase que os bebês transferidos da Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo) ficam a maior parte do tempo com sua mãe, pais e familiares. Na UCINCa os recém-nascidos chegam a passar até quatro meses, necessitando, portanto, que a equipe de saúde esteja muito bem treinada para o acolhimento das famílias por meio da atitude de humanização. É nessa unidade que preparamos toda a família (mãe, pais e familiares) para a convivência diária com esse bebê canguru e suas peculiaridades.

Objetivos

Conhecer a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) no que se refere ao dia a dia do profissional, dos pais e familiares, durante todo o internamento na maternidade e sua preparação para alta hospitalar.

Conteúdo

UNIDADE 1: A UNIDADE CUIDADO INTERMEDIÁRIO NEONATAL CANGURU (UCINCa)

UNIDADE 2: O DIA A DIA NA UCINCa

UNIDADE 3: PREPARANDO PARA ALTA DA UCINCa

UNIDADE 4: ALTA COMPARTILHADA

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Módulo autoinstrucional com exposição dialogada e apresentação de questões norteadoras e problematizadoras, além da utilização de caso clínico.  

RECURSOS

Vídeos, animações, ilustrações, infográficos, tabelas, gráficos e textos complementares.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, realizada por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha, simulações e questões-problema. Serão disponibilizadas atividades avaliativas no início (pré-teste ou diagnóstico), durante (dinâmicas virtuais) e ao final do módulo (avaliação de desempenho).