Informação geral

  • 4h
  • Desde a 4/6/2023
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este Recurso Aberto de Aprendizagem – REA – é um diálogo em que os participantes, com diferentes inserções na rede de atenção à sífilis, abordam a importância da Atenção Primária na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da sífilis adquirida, demonstrando como estratégias eficazes podem impactar positivamente na redução da sífilis adquirida no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a perspectiva dos determinantes sociais da saúde. Eles destacam a importância do conceito de populações-chave, do apoiador, das parcerias, da integração da Vigilância em Saúde com a Atenção Primária à Saúde (APS), e da educação permanente para sensibilizar os profissionais de saúde ampliando seu olhar e os levando a repensar suas práticas para que o problema seja enfrentado de maneira mais efetiva. Destacam também a importância do acolhimento e do vínculo do usuário com o profissional para a continuidade do tratamento.

Objetivos

Objetivo Geral

Refletir sobre a importância da Atenção Primária à Saúde na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da sífilis adquirida.

Objetivos Específicos

- Conhecer estratégias da APS para o controle e a redução da sífilis adquirida no âmbito do SUS.

- Identificar como os determinantes sociais podem contribuir para o aumento ou a redução da sífilis adquirida.

- Compreender o conceito de populações-chave e sua importância para o enfrentamento da sífilis adquirida.

- Refletir sobre as práticas atuais dos profissionais de saúde e as possibilidades da educação permanente nesse contexto.