Informação geral

  • 10h
  • Desde a 24/5/2023
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O conteúdo deste recurso educacional foi elaborado a partir do vídeo realizado pelo Projeto “Resposta Rápida à Sífilis” (Sífilis Não), desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo título é “A importância das notificações da sífilis para orientar as políticas públicas”. Nele, três especialistas da área da saúde falam sobre como a informação oportuna e fidedigna e a notificação correta da sífilis são fundamentais para a resposta rápida que permitem o controle e a erradicação da doença. Destacam, ainda, a importância da Vigilância Epidemiológica e da sua relação com a Atenção Básica nesse processo, assim como da gestão e da geração de políticas públicas que levem efetivamente à Sífilis Não.

Objetivos

Geral

Reconhecer o impacto das notificações da sífilis para orientar as políticas públicas de combate e erradicação da doença.

Específicos

Identificar a importância da informação e da sua transformação em conhecimento.

Listar alguns indicadores da qualidade da informação.

Definir a relação entre a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica na utilização das informações para o combate à sífilis.

Valorizar a notificação da sífilis para a construção de políticas públicas para o combate à doença.