Informação geral

  • 30h
  • Desde a 15/8/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Discute a implantação do serviço Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para Adolescentes, a partir de estratégias de cuidado, a saber: criação de demanda, acolhimento, navegação e vinculação para adesão e ferramentas de planejamento, monitoramento e avaliação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar profissionais de saúde, de outras áreas e pessoas de organizações não governamentais para implantar a prestação do cuidado em Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para Adolescentes.

Objetivos Específicos:

  • Ampliar a compreensão sobre juventudes de modo a reconhecer as múltiplas identidades de gênero e orientações sexuais e a identificar vulnerabilidades.
  • Compreender práticas de criação de demanda e estímulo ao autocuidado a fim de sensibilizar e acolher adolescentes gays, HSH e TrMT à PrEP e a outras estratégias de prevenção.
  • Compreender a importância da promoção do conhecimento acerca dos direitos sexuais entre jovens para ampliar o acesso à prevenção combinada e PrEP.
  • Ampliar a compreensão sobre acolhimento em um serviço de PrEP para adolescentes travestis e mulheres trans (TrMT), gays e homens que fazem sexo com outros homens (HSH).
  • Conhecer possíveis estratégias de vinculação e navegação de jovens no serviço de PrEP.
  • Compreender as especificidades da adesão ao uso de PrEP para adolescentes TrMT, gays e HSH.
  • Identificar os fatores de risco e proteção programáticos que dificultam ou facilitam a implantação de um serviço de PrEP para adolescentes.
  • Conhecer o que deve estar previsto em um plano de ação para implantar ou aprimorar um serviço de PrEP para adolescentes.
  • Apresentar os conceitos de monitoramento e avaliação e ferramentas simples para acompanhar processos e analisar resultados.

Conteúdo

Unidade 01 – Criação de demanda por PrEP em adolescentes

Unidade 02 – Acolhimento, navegação e vinculação de adolescentes para adesão ao uso da PrEP

Unidade 03 – Planejar o serviço PrEP para adolescentes

Como nos organizamos

Metodologia:

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades avaliativas de aprendizagem com correção automatizada e devolutiva para participantes do curso.

Recursos:

Cada unidade contará com recursos multimídias como: Hipertextos, PDFs, vídeos, animações, ilustrações, infográficos, áudios, diagramas, fluxogramas, texto html5, entre outros.

Avaliação:

Composto por atividades somativas e formativas elaboradas a partir da proposta pedagógica e conteúdos. Para certificação será necessário aproveitamento superior a 70% na somatória de pontos adquiridos após a realização das nove atividades presentes ao longo das três unidades, sendo que cada uma delas terão 3 tentativas de realização.