Informação geral

  • 20h
  • Desde a 16/6/2022
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O curso tem por objetivo principal qualificar ações dos trabalhadores da saúde para o acolhimento livre de discriminação com vistas a ampliar o acesso ao cuidado das pessoas vivendo com HIV/Aids e as estratégias de prevenção combinada. Ele é feito a partir de casos clínicos complexos, aproximando a pauta do dia-a-dia desses profissionais.

Objetivos

Geral

Qualificar habilidades de comunicação e acolhimento por parte dos trabalhadores da saúde para populações-chave para o HIV/AIDS.


Específicos

  • Desenvolver habilidades de comunicação em saúde sexual; 

  • Reconhecer a importância do acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidado integral das populações-chave e prevenção combinada;

  • Analisar as situações elaboradas com base em experiências em serviços de saúde e refletir sobre as possibilidades de desfechos apresentadas, considerando as possibilidades de contribuição para os processos de trabalho e para o acolhimento à situações específicas e complexas.

Conteúdo

Módulo 1 - Conceito e habilidades para acolhimento de populações-chave para o HIV

Módulo 2 - Acolhimento de pessoas em situação de rua e usuárias de álcool e outras drogas

Módulo 3 - Violência doméstica, racismo e temas transversais das populações-chave

Módulo 4 - Adolescentes e jovens

Módulo 5 - Acolhimento de pessoas trans (travestis e transexuais)

Como nos organizamos

Metodologia:

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

 

Recursos:

Serão apresentados recursos visuais de figuras, tabelas, imagens e infográficos. Além disso, será utilizado o recurso de vídeo e áudio em diferentes formatos.

 

Avaliação:

A avaliação é contínua, realizada ao final de cada unidade, por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha. O sistema de avaliação irá fornecer feedbacks possibilitando reflexões sobre as respostas selecionadas para o aprimoramento do processo de aprendizagem.