Informação geral
- 20h
- Desde a 16/6/2022
- Avaliações
- Inscrições abertas ao público
Sobre o curso
O curso tem por objetivo principal qualificar ações dos trabalhadores da saúde para o acolhimento livre de discriminação com vistas a ampliar o acesso ao cuidado das pessoas vivendo com HIV/Aids e as estratégias de prevenção combinada. Ele é feito a partir de casos clínicos complexos, aproximando a pauta do dia-a-dia desses profissionais.
Objetivos
Geral
Qualificar habilidades de comunicação e acolhimento por parte dos trabalhadores da saúde para populações-chave para o HIV/AIDS.
Específicos
-
Desenvolver habilidades de comunicação em saúde sexual;
-
Reconhecer a importância do acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidado integral das populações-chave e prevenção combinada;
-
Analisar as situações elaboradas com base em experiências em serviços de saúde e refletir sobre as possibilidades de desfechos apresentadas, considerando as possibilidades de contribuição para os processos de trabalho e para o acolhimento à situações específicas e complexas.
Conteúdo
Módulo 1 - Conceito e habilidades para acolhimento de populações-chave para o HIV
Módulo 2 - Acolhimento de pessoas em situação de rua e usuárias de álcool e outras drogas
Módulo 3 - Violência doméstica, racismo e temas transversais das populações-chave
Módulo 4 - Adolescentes e jovens
Módulo 5 - Acolhimento de pessoas trans (travestis e transexuais)
Como nos organizamos
Metodologia:
O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.
Recursos:
Serão apresentados recursos visuais de figuras, tabelas, imagens e infográficos. Além disso, será utilizado o recurso de vídeo e áudio em diferentes formatos.
Avaliação:
A avaliação é contínua, realizada ao final de cada unidade, por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha. O sistema de avaliação irá fornecer feedbacks possibilitando reflexões sobre as respostas selecionadas para o aprimoramento do processo de aprendizagem.