Informação geral

  • 30h
  • Desde a 21/8/2023
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O curso tem por objetivo principal apresentar aos profissionais da saúde, principalmente enfermeiros, médicos e farmacêuticos, orientações sobre o cuidado da pessoa com indicação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais, desde o acolhimento até a prescrição e seguimento clínico. O curso utiliza como base o material do PCDT de PEP, além de inserir atualizações relativas às últimas notas técnicas.

Objetivos

Geral

Qualificar as ações ligadas ao cuidado da pessoa com indicação de PEP e atualizar sobre as novas recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da PEP.


Específicos

  • compreender o que é a PEP e qual é a sua finalidade;

  • compreender como deve ser o acolhimento da pessoa que busca atendimento por exposição ao risco, garantindo seus direitos e resolutividade frente a demanda apresentada;

  • compreender prevenção combinada como estratégia de prevenção, sendo a PEP uma delas. Entender que o conjunto de ações deve ser centrado nas pessoas, em seus grupos sociais e na sociedade em que estão inseridas, considerando as especificidades dos sujeitos e dos seus contextos;

  • avaliar critérios de indicação da profilaxia do HIV;

  • Interpretar do status sorológico da pessoa exposta por meio do teste rápido;

  • compreender a avaliação da pessoa-fonte;

  • prescrever esquema antirretroviral para PEP, quando indicado;

  • investigar a presença de infecções sexualmente transmissíveis (IST) - sífilis, infecção por Neisseria gonorrhoeae, infecção por Chlamydia trachomatis, tricomoníase e infecção pelo HPV - através da associação de critérios epidemiológicos, sinais e sintomas e resultados de exames laboratoriais;

  • fazer o seguimento dos testes diagnósticos para profilaxia das IST;

  • decidir sobre a necessidade de tratamento das IST baseado na investigação do quadro, com avaliação de presença de infecção aguda ou crônica, e realizar tratamento para profilaxia das IST em situação de violência sexual;

  • compreender as indicações da vacina do HPV;

  • identificar grupos de risco para contágio sexual por Hepatite A e orientar medidas de prevenção;

  • identificar o indivíduo exposto aos riscos de transmissão por Hepatites B e C;

  • solicitar oportunamente exames de rastreamento para Hepatites B e C;

  • diagnosticar as infecções pelo vírus das Hepatites B e C;

  • encaminhar para avaliação de tratamento as pessoas que apresentam diagnóstico para Hepatites B e C;

  • investigar, quando possível, os status sorológico da pessoa-fonte para Hepatites B e C;

  • investigar, quando possível, os status vacinal da pessoa-fonte para Hepatite B;

  • avaliar indicação para vacinação de Hepatite B na pessoa exposta, conforme seu histórico vacinal;

  • avaliar quando está indicado e prescrever o uso de IGHAHB;

  • tratar adequadamente a pessoa exposta para Hepatite C aguda em caso de soroconversão durante o rastreamento pós-exposição;

  • seja capaz de compreender as especificidades no cuidado da pessoa com indicação de PEP em situação de violência sexual;

  • como a aplicação dos casos clínicos seja capaz de reforçar os conhecimentos aprendidos, com base na utilização de casos clínicos em diversos pontos da rede de atenção à saúde – CTA, Atenção Primária e Unidade de Pronto atendimento.

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Conteúdo

Módulo 1 - Introdução

Módulo 2 - HIV e PEP

Módulo 3 - As infecções sexualmente transmissíveis e a PEP

Módulo 4 - As Hepatites Virais e a PEP

Módulo 5 - CASOS CLÍNICOS

Como nos organizamos

Metodologia:

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

Recursos:

Serão apresentados recursos visuais de figuras, tabelas, imagens e infográficos. Além disso, será utilizado o recurso de vídeo e áudio em diferentes formatos.

Avaliação:

A avaliação é contínua, realizada ao final de cada unidade, por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha. O sistema de avaliação irá fornecer feedbacks possibilitando reflexões sobre as respostas selecionadas para o aprimoramento do processo de aprendizagem.