Informação geral

  • 30h
  • Desde a 20/2/2023
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O módulo “SÍFILIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO” tem como objetivo promover uma revisão e atualização dos profissionais de saúde acerca dos conceitos essenciais relacionados com a abordagem laboratorial, o monitoramento, o diagnóstico e o tratamento da sífilis, assim como com os seus critérios de cura, de modo a fornecer ferramentas para o reconhecimento da sífilis e o estabelecimento da conduta adequada. A reemergência da sífilis justifica a preocupação e o estabelecimento do diagnóstico e do tratamento adequado para cada caso de acordo com as suas especificidades. Portanto, a proposta é fornecer subsídios que embasam a conduta do profissional de saúde na promoção de uma atenção integral aos pacientes com sífilis.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Promover atualização dos profissionais de saúde acerca do diagnóstico e do tratamento da sífilis.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar os principais métodos de diagnóstico laboratorial da sífilis.

  • Conhecer as indicações de cada método diagnóstico para as diversas fases da doença.

  • Compreender as limitações dos métodos laboratoriais.  

  • Contextualizar a interpretação dos resultados laboratoriais à luz da história clínica e do exame físico.

  • Assimilar as opções terapêuticas para o tratamento da sífilis.

  • Reconhecer a importância do tratamento precoce e adequado à cada fase evolutiva da sífilis.

  • Conhecer o processo de controle de cura considerando as peculiaridades dos casos.

Conteúdo

UNIDADE 1: Testes laboratoriais ou rápidos) para auxiliar no diagnóstico da sífilis

UNIDADE 2: Tratamento da sífilis

UNIDADE 3: Monitoramento pós-tratamento de sífilis

Como nos organizamos

METODOLOGIA 

Este módulo está sendo ofertado na modalidade de educação mediada por tecnologia, autoinstrucional, sendo desenvolvido de forma interativa, por meio da utilização de elementos visuais, auditivos, situação problema e avaliações. No decorrer de cada aula ou ao final de cada unidade, poderão ser realizadas atividades avaliativas para refletir sobre o conteúdo estudado. O assunto será apresentado de forma integrada, de modo a promover uma visão sistêmica e não fragmentada do tema proposto, possibilitando a construção do raciocínio clínico e do pensamento crítico e reflexivo. Para isso, serão utilizados casos simples e complexos decorrentes da prática clínica e de situação problema. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT/2020) para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) será a base para a elaboração do conteúdo.   

RECURSOS 

Serão utilizados textos no formato de PDF, vídeos, ilustrações, infográficos, entre outros recursos.  

AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha, para reflexão do conteúdo estudado e para identificar seu aprendizado. Será também oferecido, ao final do módulo, um questionário de autoavaliação sobre o desenvolvimento do curso e a contribuição para sua prática.