Informação geral

Sobre o curso

O módulo apresenta um panorama da magnitude da violência sexual, que afeta crianças e adolescentes no contexto mundial e nacional. Aborda as principais medidas legislativas e administrativas que o Brasil adotou para enfrentar o problema, a partir da década de 1990. Descreve os conceitos e definições da violência sexual. Mostra os sinais de alerta, e/ou manifestações, as consequências e o impacto da violência sexual para a saúde e o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças e adolescentes, por todo o curso de vida. Mostra os pontos de atenção à saúde para crianças e adolescentes e as estratégias para a organização de serviços especializado, segundo habilitação e classificação para atender as pessoas em situação de violência sexual. Conclui com a metodologia da linha de cuidado nos serviços de saúde, com estudo de casos, história de vida, abordando as quatro dimensões: acolhimento, atendimento, notificação e seguimento na rede de cuidado e proteção para o acompanhamento do caso nos serviços das políticas de saúde, educação, assistência social, articuladas intersetorialmente, e os demais órgãos de proteção e defesa que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) no território.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Qualificar os profissionais e gestores da área da saúde para a atenção integral a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência sexual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar informações epidemiológicas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, e as consequências para a saúde e o desenvolvimento durante todo o curso de vida.

  • Apresentar as principais normativas que asseguram os direitos e a proteção integral de crianças e adolescentes, a linha de cuidado e os protocolos vigentes.

  • Fornecer orientações e metodologias de intervenção com os profissionais para a atenção integral às pessoas em situação de violência sexual.

  • Instrumentalizar os profissionais para mudança de prática nos serviços orientada pela linha de cuidado, segundo as dimensões: acolhimento, atendimento, notificação e seguimento na rede de cuidado e de proteção.

  • Promover a reflexão sobre a metodologia da escuta qualificada de crianças e adolescentes em situação de violência sexual nos serviços de saúde.

  • Sensibilizar os  gestores para  o credenciamento de serviços para atenção integral às pessoas (crianças e adolescentes) em situação de violência sexual.

Conteúdo

UNIDADE 1 - VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: NO BRASIL E NO MUNDO

UNIDADE 2 – CONHECENDO OS TIPOS, A NATUREZA E AS CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA SEXUAL

UNIDADE 3 - ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS PARA A ATENÇÃO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL

UNIDADE 4 - LINHA DE CUIDADO NO SERVIÇO: ACOLHIMENTO, ATENDIMENTO, NOTIFICAÇÃO E SEGUIMENTO NA REDE DE CUIDADO E PROTEÇÃO

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia adotada neste módulo utiliza recursos que possibilitem a reflexão do aluno, com propostas de situação-problema, estudo de caso (história de vida) sobre a violência sexual que afeta crianças e adolescentes. Conta também com o apoio de conteúdos expositivos, baseados em evidências, normativas legais, orientações e linha de cuidado, e recursos multimídias afins à proposta pedagógica reflexiva e problematizadora.

O módulo utiliza recursos didáticos e audiovisuais variados de acordo com o conteúdo de cada aula e/ou unidade com o objetivo de tornar o curso atrativo, além de favorecer o aprendizado, alinhando a teoria à prática, com linguagem amigável, com uso de textos expositivos, infográficos, games, vídeos, episódios de podcast, desafios e palavras cruzadas. Todos esses recursos podem contribuir com o seu aprendizado, mas também para que você possa se sentir pertencido, realizar o seu trabalho com o uso das melhores técnicas e métodos e se engaje cada vez mais para proteger e defender os direitos de crianças, adolescentes e famílias, formando assim uma rede ampliada de cuidado e de proteção social.

A metodologia utilizada neste módulo dialoga com textos de apoio, leis, decreto e portaria, além de Protocolos, Boletim e Orientações sobre a implementação e políticas do Ministério da Saúde. Esses materiais serão disponibilizados em meio eletrônico, depositados na Biblioteca, para auxiliá-los no decorrer do módulo, visando ao aperfeiçoamento e assimilação desses conteúdos necessários no campo da prática, considerando o limite de carga horária para abordar um tema tão amplo e complexo.

RECURSOS

Vídeos instrutivos e informativos, videoaulas, infográficos, fluxogramas, episódios de podcasts, imagens, cenários interativos, animações, casos clínicos, história de vida, games, desafios e palavras cruzadas, além de textos de apoio etc.

AVALIAÇÃO

Pré-teste - O aluno será acolhido com uma autoavaliação. Trata-se de uma estratégia para o engajamento no módulo, visando agregar conhecimentos necessários ao aprendizado sobre o tema.

Testes intermediários - Funcionam como um feedback dos conteúdos aprendidos em cada aula ou unidade e têm por finalidade tornar as aulas mais atrativas, encorajando o aluno a dar continuidade no módulo.

Pós-teste - Modalidade de avaliação híbrida formativa e somativa, ao final do módulo.

Sobre os três tipos de avaliação propostos para o módulo

O pré-teste será mediante a visualização e memorização de um infográfico da tipologia da violência [Gamificação ou Desafio]. Inicialmente, deve ser visualizado e memorizado e, em seguida, inicia o Game, que deve ser completado. As definições de violências serão aprendidas no decorrer da unidade para a compreensão do aluno em relação à violência sexual, que não exclui as demais formas de violência.

Autoavaliação formativa para reforçar o conteúdo de cada aula, mediante a aplicação de um Quiz, ou para decifrar uma situação problema, relacionado a questões práticas das dimensões do cuidado que serão conhecidas no final do módulo (na última Unidade 4).

Pós-teste ou Avaliação final – Modalidade de avaliação híbrida formativa e somativa para conclusão do módulo e a emissão de certificado. Serão utilizados –  Questionários: múltiplas escolhas: resposta(s) correta(s), Verdadeiro ou Falso.

Periodicidade – Ao final de cada aula, será aplicado um Quiz para fixação do conteúdo e, ao final de cada unidade, uma avaliação prévia do conteúdo, formativa, como etapa avaliativa para seguir para a próxima unidade. O aluno poderá fazer uma nova revisão do conteúdo, repetindo a avaliação para progredir para a próxima unidade. No Pós-teste, o aluno deve acertar no mínimo 75%, caso não alcance esse percentual deve repetir o teste, podendo revisar o conteúdo do módulo quantas vezes forem necessárias.

Os instrumentos/formas de avaliação – Serão utilizados instrumentos avaliativos de acordo com o conteúdo de cada unidade, aula e módulo. Podem ser questões objetivas, de múltipla escolha, Quiz, questões práticas, proposta de visitas técnicas em serviços, elaboração de histórias de vida, estudos de casos, baseados nas experiências em serviços ou na comunidade, preservados os aspectos éticos, confidencialidade e sigilo (individual e grupo).