Informação geral

  • 16h
  • Desde a 12/5/2016
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Esta é a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para aprimorar sua prática profissional em benefício da população de seu município.

Conheça a história, os princípios e os atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) no plano internacional, analisando, também, a Política Nacional de Atenção Básica brasileira.

Objetivos

Apresentar princípios e diretrizes que norteiam a Atenção Primária à Saúde (APS) reconhecidos internacionalmente e trazer à tona a discussão das políticas, ações e serviços que envolvem a APS no Brasil. 

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

Apresentação

Unidade 01 - A história do modelo Atenção Primária em Saúde

Unidade 02 - APS e seus atributos

Unidade 03 - Ações integradas em saúde

Unidade 04 - Política Nacional de Atenção Básica

Unidade 05 - Conclusão

Como nos organizamos

METODOLOGIA: O modelo adotado para os minicursos é autoinstrucional. Você tem liberdade para organizar e planejar da melhor forma seus estudos, respeitando o prazo máximo para conclusão.

A carga horária prevista para cada minicurso é de 16h. 

Apesar dos minicursos serem realizados individualmente, sugerimos que o interessado incentive os demais profissionais de sua equipe a participarem, ampliando o debate. As atividades de avaliação final podem ser utilizadas como um importante instrumento de promoção da Educação Permanente para profissionais da Atenção Básica, podendo ser realizadas em conjunto durante as reuniões de equipe. Essas atividades contribuirão para que você tenha informações, avalie e proponha ações de transformação da sua realidade de trabalho, melhorando a qualidade do mesmo.

RECURSOS: questionários, resumos, textos online.

AVALIAÇÃO: A avaliação está estruturada em forma de autoavaliação da aprendizagem no item “Auto avaliação”, de forma contínua/processual em final de cada unidade de estudo. A realização das autoavaliações são necessárias para contabilização de progressão no módulo.