Informação geral

  • 40h
  • Desde a 25/1/2024
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

O módulo de introdução em Yoga foi elaborado em 06 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde a conceituação de Yoga até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde.

Objetivos

Instrumentalizar profissionais de saúde, gestores, técnicos de coordenações de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS) e demais interessados, com informações sobre Yoga, fortalecendo ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde com intuito de promover o acesso a informação de forma qualificada e segura. Desta maneira, pretende-se com este módulo ampliar a oferta de qualificação em PICS, garantindo o atendimento às diretrizes “3.2. Desenvolvimento de estratégias de qualificação em PICS para profissionais no SUS, em conformidade com os princípios e diretrizes estabelecidos para Educação Permanente”; e 3.3. Divulgação e informação dos conhecimentos básicos da PICS para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS, considerando as metodologias participativas e o saber popular e tradicional”, da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Brasil, 2006).

Importante ressaltar que esta oferta pedagógica trata-se de módulo introdutório, e que a habilitação para prática terapêutica utilizando o yoga depende da formação prévia do participante, estando de acordo com as orientações e resoluções dos conselhos de classe de cada categoria profissional, dentre outras normativas existentes.

Conteúdo

Unidade 1: Apresentação do Módulo

Unidade 2: Conhecendo o Yoga

Unidade 3: Cosmologia, Fisiologia Sutil e Ética do Yoga

Unidade 4: Ferramentas do Yoga – Parte 1

Unidade 5: Ferramentas do Yoga – Parte 2

Unidade 6: Autoavaliação e Avaliação do Módulo

Como nos organizamos

RECURSOS:  Apresentações em slides; histórias em quadrinhos; vídeos; leitura complementar; questões múltipla escolha para autoavaliação.

QUESTIONÁRIOS FINAIS: A avaliação será realizada através de dois questionários com questões objetivas e discursivas, um referente à avaliação do módulo e outro à autoavaliação. Através deles você poderá avaliar a sua dedicação e relatar quanto esse módulo foi proveitoso e importante para você.