Informações Gerais

  • 16h
  • A partir de 12/5/2016
  • avaliações
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

O trabalho em grupo na atenção básica é uma das importantes estratégias de integração da equipe que garante melhor cuidado à população assistida. 

O curso é direcionado aos trabalhadores de saúde da atenção básica que querem aprender um pouco mais sobre a concepção, o planejamento e a condução das atividades de grupo neste cenário, contribuindo para o aprimoramento desta prática. 

Se deseja adquirir novos conhecimentos para aprimorar sua prática profissional em benefício da população de seu município, participe deste módulo.

 

Objetivos

- Conhecer diferentes modelos de grupos que podem ser realizados pela equipe de Atenção Básica, com suas metodologias e características. 

- Aprender a planejar melhor uma atividade de grupo para obter sucesso em seus objetivos. 

Conteúdo

UNIDADE 1 - Introdução ao Trabalho com grupos

UNIDADE 2 - Conceitos e tipos de Grupo

UNIDADE 3 - Planejamento, dinâmica e atributos

UNIDADE 4 - Modelos de Práticas Educativas

UNIDADE 5 - Grupos de Prevenção e Promoção a Saúde

Como nos organizamos

METODOLOGIA: 

O modelo adotado para o minicursos é autoinstrucional. Você tem liberdade para organizar e planejar da seus estudos da maneira que for melhor para você!

A carga horária prevista para o minicurso é de 16h. 

Apesar do minicurso ser realizado individualmente, sugerimos que o interessado incentive os demais profissionais de sua equipe a participarem, ampliando o debate. As atividades de avaliação final podem ser utilizadas como um importante instrumento de promoção da Educação Permanente em Saúde para profissionais da Atenção Básica, podendo ser realizadas em conjunto durante as reuniões de equipe. Essas atividades poderão contribuir para que você proponha ações de transformação da sua realidade de trabalho, melhorando a qualidade do mesmo.

RECURSOS: questionários, textos e arquivos complementares.

AVALIAÇÃO: A avaliação está estruturada em forma de autoavaliação da aprendizagem no item “Autoavaliação”, de forma contínua/processual em final de cada unidade de estudo. A realização das autoavaliações são necessárias para contabilização de progressão no módulo.