Informações Gerais

  • 10h
  • 3739 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 23/4/2016
  • sem discussões
  • 2140 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público
  • Investimento do curso: R$ 23.172,65
  • Investimento por aluno: R$ 6,20

Sobre o curso

A importância do cuidado à saúde ocular é discutida e enfatizada neste módulo. Serão abordados conteúdos específicos para orientar médicos da Atenção Básica e da Atenção Especializada quanto ao acompanhamento e o monitoramento da saúde ocular, bem como para a realização da Triagem Visual.

É composto por três unidades, sendo a primeira “Aspectos anatomofisiológicos do olho humano”, a segunda “Triagem visual” e a terceira “Teste do reflexo vermelho”.

Objetivos

Objetivo Geral:  Qualificar os médicos para a realização da triagem ocular neonatal ou teste do olhinho. 

Objetivos Específicos:

- Conhecer os aspectos anatomofisiológicos do olho e seus anexos.

- Saber sobre as principais causas e possíveis consequências da perda visual, baixa visão e cegueira, para o desenvolvimento infantil.

- Conhecer definição, objetivo e função da Triagem Visual.

- Conhecer o objetivo e realização do Teste do Reflexo Vermelho.

- Saber realizar o Teste do Reflexo Vermelho e conhecer conduta diante dos resultados possíveis.

- Saber utilizar a Caderneta de Saúde da Criança para preenchimento do resultado do Teste do Reflexo Vermelho.

- Saber realizar a Avaliação Funcional da visão do neonato.

Conteúdo

Aspectos anatomofisiológicos do olho humano

Triagem visual

Teste do Reflexo Vermelho

A importância da equipe multiprofissional para avaliação funcional da visão do neonato

Como nos organizamos

Metodologia:

O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.

Recursos:

Flash Player 20.0.0.267 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://get.adobe.com/br/flashplayer/
Java Versión 8 Update 66 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://www.java.com/en/download/manual.jsp
Adobe Acrobat Reader DC versão 2015.007.20033 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://get.adobe.com/br/reader/

Avaliação: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, foram planejadas avaliações, em formato de questionário, para cada unidade de estudo. Os questionários abordarão questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário.

Módulos relacionados

Introdução à Plataforma de Telessaúde do RN

UFRN / SEDIS / LAIS
  • 30h
  • 7
  • 85

O Módulo Introdução à Plataforma do Telessaúde do RN apresenta ao usuário conteúdos voltados a utilização da plataforma do núcleo técnico científico de Telessaúde do R Ver mais

Shughuli ya afya ya kujitolea kwa jamii katika maeneo ya vijijini

UFRN / SEDIS / LAIS / AOL / Jovens com
  • 15h
  • 7
  • 26

Afya wa kujitolea jamii inaweza kuchangia kwa kukuza afya katika jamii za vijijini ambapo hakuna upatikanaji wa maji safi, usafi wa mazingira na usafi wa kutosha. Kuwawezesha mawak Ver mais

Políticas Públicas de Saúde e Reforma Sanitária - Autoinstrucional

UFRN / SEDIS / LAIS / PEPSUS
  • 30h
  • 604
  • 2986

Este módulo aborda a Política e o Sistema de Saúde no Brasil, desde os aspectos históricos, noções elementares sobre a construção da cidadania nas sociedades ocidentais em Ver mais

Abordagem da Criança em Situações Especiais: Anemia Falciforme e Fibrose Cística

UFMA / UNA-SUS
  • 32h
  • 155
  • 553

A anemia falciforme e a fibrose cística são doenças genéticas que, quando tratadas precocemente, colaboram com o correto desenvolvimento da criança e com a minimização de po Ver mais

Introdução ao acolhimento

UFSC / Teles-SC
  • 16h
  • 3944
  • 12912

O Acolhimento não tem hora nem local certo para acontecer. Não é um serviço exclusivo de determinada categoria profissional. Acolher o usuário é adotar uma postura ética na Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

UFRN / SEDIS / LAIS / REDE / RET-SUS
  • 30h
  • 267
  • 1297

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Ações na Atenção Básica para Identificação Precoce da Deficiência Auditiva

UFRN / SEDIS / LAIS / PPGFON / depfono
  • 30h
  • 955
  • 3181

Este curso foi desenvolvido visando preparar agentes comunitários de saúde para promoverem o acompanhamento da audição e linguagem de crianças nos primeiros anos de vida. A At Ver mais

Metodologia de Pesquisa Científica para Apoiadores

UFRN / SEDIS / LAIS / NESC
  • 40h
  • 154
  • 831

Definição de ciência e sua finalidade; formas de expressão do conhecimento cientifico; planejamento da pesquisa cientifica; tipos de pesquisa cientifica; e bases para elaboraç Ver mais

Acolhimento à Demanda Espontânea e à Demanda Programada - Autoinstrucional

UFRN / SEDIS / LAIS / PEPSUS
  • 30h
  • 326
  • 1283

Os temas abordados neste módulo têm como objetivo gerar a reflexão crítica na forma como o acesso à atenção primária à saúde está organizado. Seus conteúdos trazem ferr Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

UFRN / SEDIS / LAIS / REDE / RET-SUS
  • 30h
  • 691
  • 2918

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Uso do Sistema de Monitoramento e Avaliação da Integração Ensino-Saúde

UFRN / SEDIS / LAIS
  • 10h
  • 416
  • 2010

Este curso aborda conteúdos voltados ao Sistema de Monitoramento e Avaliação da Integração Ensino Saúde - SIMAIES, descrevendo detalhes e passos necessários para que o Ver mais

Mamografia na Avaliação Tríplice da Mama

UFRN / SEDIS / LAIS
  • 30h
  • 398
  • 1158

Aspectos gerais sobre anatomia da mama. Elementos de correlação anatomo-patológicos. Aspectos técnicos referentes ao mamógrafo. Elementos técnicos da mamografia e sua solicit Ver mais

Telessaúde: Uma Introdução aos serviços e Formação de Profissionais

UFRN / SEDIS / LAIS
  • 60h
  • 636
  • 2387

O curso aborda conteúdos voltados ao Programa Telessaúde Brasil Redes. O conteúdo das aulas gira em torno do Programa Telessaúde Brasil Redes; do detalhamento do processo de so Ver mais

Educación Interprofesional en Salud

UFRN / SEDIS / LAIS / OPAS / OMS / MEC / REIP / MPES
  • 30h
  • 225
  • 747

El módulo trae la discusión de la Educación Interprofesional en Salud como abordaje estratégico en el contexto de la reorientación de la formación y del trabajo en salud, pre Ver mais

Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica

UNA-SUS / UFMS / FIOCRUZ MS
  • 45h
  • 3831
  • 11016

O conteúdo deste módulo trata de situações baseadas em vivências clínicas, fazendo com que você se aproxime o máximo possível realidade da Unidade de Saúde. O curso pode Ver mais

Curso para instrutores do curso introdutório presencial para agentes comunitários de saúde (ACS)

UFRN / CEFOPE / SEDIS / LAIS
  • 40h
  • 192
  • 29628

O papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na equipe da qual faz parte é de extrema relevância. Prepará-lo, portanto, para uma atuação cada vez mais articulada torna-se es Ver mais

Autocuidado: Como apoiar a pessoa com Diabetes - Nível Superior

UFCSPA / CdP
  • 20h
  • 1437
  • 5417

Por que estimular o autocuidado no Diabetes? Este é apenas um dos temas deste módulo, que pretende garantir, ao final, que o aluno tenha a apreensão do conhecimento clínico sob Ver mais

Curso Introdutório para Agente de Combate às Endemias ( ACE )

UFRN / CEFOPE / SEDIS / LAIS
  • 40h
  • 4501
  • 40948

Este módulo reconhece a importância do Agente de Combate às Endemias (ACE) no cotidiano das equipes de saúde. Pensando na atualização de seus conhecimentos, o módulo contemp Ver mais

Suporte Básico de Vida

UFRN / SEDIS / LAIS / SAMU / EBSERH / HUOL
  • 30h
  • 6234
  • 25824

O curso Suporte Básico de Vida está direcionado as ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Association no atendimento às vítimas de parada cardiorr Ver mais

The activity of the community health volunteer in rural locations

UFRN / SEDIS / LAIS / AOL / Jovens com
  • 15h
  • 6
  • 30

The community health volunteer can contribute to health promotion in rural communities where there is no access to clean water, basic sanitation and adequate hygiene. Empowering l Ver mais

Atenção à saúde da criança: Crescimento e Desenvolvimento - Autoinstrucional

UFRN / SEDIS / LAIS / PEPSUS
  • 30h
  • 591
  • 2319

O módulo “Atenção à saúde da criança: o crescimento e desenvolvimento” objetiva apoiar os profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família e/ou do Núcleo de A Ver mais

O Ciclo do Sangue: da Captação de Doadores à Transfusão de Hemocomponentes

UFRN / SEDIS / LAIS / EBSERH / HUOL
  • 30h
  • 395
  • 2250

Estudo de breve histórico e conceitos básicos em hemoterapia. Apresentação das etapas do processo de doação de sangue, desde a captação de doadores até o processamento, ar Ver mais

Aprendendo a usar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • 10h
  • 3356
  • 11207

O Módulo Aprendendo a usar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI apresenta ao futuro usuário as principais funcionalidades do sistema visando oferecer condições mínim Ver mais

Saúde Indígena: Interculturalidade em Rede

SESAI / DEGES
  • 50h
  • 1673
  • 5433

Diante da diversidade que atravessa o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), considera-se fundamental o estabelecimento de um canal de comunicação e aprendizagem Ver mais

Saúde das Populações do Campo, da Floresta e Águas

UFC / UNA-SUS
  • 45h
  • 952
  • 5027

A vida no campo e na floresta traz particularidades que precisam ser observadas para que as ações de saúde sejam eficientes e práticas. Neste módulo, você terá a oportuni Ver mais

A atividade do voluntário de saúde comunitária em localidades rurais

UFRN / SEDIS / LAIS / AOL / Jovens com
  • 15h
  • 66
  • 289

O voluntário de saúde comunitária pode colaborar para a promoção da saúde em comunidades rurais onde não há acesso à água potável, saneamento básico e condições adequ Ver mais

Educação mediada por Tecnologias na prática

UFRN / SEDIS / LAIS / REDE / RET-SUS
  • 30h
  • 653
  • 2375

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais

Gestão de Práticas Integrativas e Complementares

UFRN / CdP / COMMUNITAS
  • 80h
  • 2112
  • 10164

Este módulo apresenta o cenário das Práticas Integrativas e Complementares - PICS, suas possibilidades de implantação, implementação e acompanhamento no SUS. Tem como base a Ver mais

Curso para instrutores do curso introdutório presencial para agente de combate às endemias ( ACE )

UFRN / CEFOPE / SEDIS / LAIS
  • 40h
  • 149
  • 893

Este módulo foi pensado especialmente para abordar as metodologias ativas que apoiarão o instrutor nas atividades pedagógicas propostas para o Curso Introdutório Presencial par Ver mais

Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho

UFRN / SEDIS / LAIS / MEJC
  • 30h
  • 2763
  • 8740

o conteúdo deste módulo é voltado para profissionais dos serviços de saúde que necessitam se capacitar acerca de assuntos relacionados à segurança e saúde do trabalho, de a Ver mais

Estimulação Precoce

UFRN / SEDIS / LAIS
  • 120h
  • 4433
  • 24788

A estimulação precoce representa uma importante ação para o cuidado às crianças com microcefalia. Profissionais da atenção à saúde têm papel fundamental no acompanhament Ver mais

Facilitação: promovendo interação em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa

UFRN / CdP / COMMUNITAS
  • 30h
  • 843
  • 3308

O módulo Facilitação: promovendo interação em ambientes de aprendizagem colaborativa problematiza as ações de facilitação nesses ambientes e convida a uma reflexão sobre Ver mais