Informação geral

  • 30h
  • Desde a 25/12/2017
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

A proposta deste módulo é colocar em debate a forma como a ultrassonografia diagnóstica é solicitada no âmbito da atenção à saúde. 

Serão abordadas temáticas relacionadas à caracterização da ultrassonografia, aplicações da ecografia, indicações e tipos de procedimentos ecográficos e solicitação adequada de  exames ultrassonográficos, bem como situações problemáticas que podem decorrer desses exames.

 

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir sobre como a ultrassonografia diagnóstica é solicitada no ambiente de cuidados em saúde.

Objetivos Específicos:

- Informar ou relembrar o conceito e as características da ecografia diagnóstica.

- Apontar as aplicações e indicações da ultrassonografia.

- Discorrer sobre as inadequações das solicitações da ultrassonografia e como corrigi-las.

- Demonstrar como se deve solicitar adequadamente esse método de diagnóstico por imagem.

 

Conteúdo

Unidade 1: Caracterização da ultrassonografia

Unidade  2: Aplicações da ecografia

Unidade 3: Indicações e tipos de procedimentos ecográficos – Parte 1

Unidade  4: Indicações e tipos de procedimentos ecográficos – Parte 2

Unidade  5: Solicitando adequadamente exames ultrassonográficos

Unidade  6: Situações Problemas

Como nos organizamos

Metodologia:

Serão utilizadas narrativas em vídeos, contendo simulações de atendimento médico e discussões mediadas por professor sobre situações clínicas de pacientes hipotéticos. As narrações ressaltam a contextualização entre a prática clínica e a utilização da ultrassonografia como meio de diagnóstico por imagem. Utilizamos ainda como procedimentos metodológicos questões elaboradas em forma de situações problemas. Essas questões estão disponibilizadas em formato textual e apontam para o resgate do conhecimento prévio sobre a temática trabalhada e também à reflexão crítica de como, quando e por que solicitar adequadamente a ecografia como método de diagnóstico.

Recursos Utilizados:

- Vídeo aulas produzidas em estúdio e em locações externas

- Situações simuladas

- Hiperlinks

- Textos

- Animações

Estratégia de Avaliação:

A avaliação tem caráter processual. O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer de todo o módulo. Por intermédio de itens de autoavaliações ao final de cada unidade, bem como através das situações problemas propostas. Em todas essas etapas foram oferecidos feedbacks como mecanismo de fortalecimento do processo de aprendizagem. O feedback gera informações adicionais sobre o tema tanto nos acertos quanto nos erros, oferecendo um direcionamento nos estudos do aluno.