Informação geral
- 30h
- Desde a 8/12/2017
- Para ESTUDANTE, FISIOTERAPEUTA 13 mais
- Avaliações
- Restrito a perfis
Sobre o curso
Neste módulo, discutiremos a concepção ampliada de saúde, o quanto esse conceito é importante para a organização do processo de trabalho em saúde e da rede como um todo; trabalharemos os conceitos e a aplicação dos genograma e ecomapa, ambos ferramentas de gestão da clínica, o conceito de Apoio Matricial e sua aplicação pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e dos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS), bem como o conceito de Projeto Terapêutico Singular. Ao longo das unidades serão apresentados conceitos e exemplos que dialogam com uma situação problema com o objetivo de: definir o conceito de clínica ampliada; aplicar as ferramentas de gestão da clínica: genograma e ecomapa; planejar a estratégia do Apoio Matricial para integração entre ESF, NASF e CAPS; estabelecer as etapas de elaboração de um Projeto Terapêutico Singular. Em cada unidade haverá atividades referentes aos conteúdos.
Objetivos
-
Definir o conceito de clínica ampliada.
-
Aplicar as ferramentas de gestão da clínica: genograma, ecomapa.
-
Planejar a estratégia do Apoio Matricial para integração entre ESF, NASF e CAPS.
-
Listar as etapas de elaboração de um Projeto Terapêutico Singular.
Conteúdo
UNIDADE I: Clínica ampliada
Aula 1 – A clínica do biológico
Aula 2 – Por que ampliar a clínica?
Aula 3 – O que é clínica ampliada?
UNIDADE II: Gestão da clínica
Aula 1 – Gestão do processo familiar
Aula 2 – Genograma e ecomapa
UNIDADE III: Apoio Matricial
Aula 1 – Equipe de referência e Apoio Matricial
Aula 2 – Equipe de Apoio Matricial – NASF
Aula 3 – Equipe de Apoio Matricial – CAPS
UNIDADE IV: Projeto Terapêutico Singular
Aula 1 – O que é um PTS?
Aula 2 – Como construir um PTS?
Como nos organizamos
EMENTA: A clínica ampliada. Gestão da clínica: genograma, ecomapa, Equipe de referência e Apoio Matricial. Conceito de Apoio Matricial. Apoio Matricial e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. O processo de trabalho no NASF. O NASF e as equipes de Atenção Primária em Saúde: funções e responsabilidades. Atendimento compartilhado e específico. Integração entre serviços e articulação intersetorial. Apoio Matricial e Centro de Atenção Psicossocial. O processo de trabalho no CAPS.
METODOLOGIA: Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. O módulo requer autonomia do especializando para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no Ambiente Virtual do Sistema Único de Saúde – AVASUS. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros, no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Como atividade final, propomos a execução de uma microintervenção junto a sua Equipe de Saúde.
RECURSOS: Situação problema, textos, infográficos, animações.