Informação geral

  • 80h
  • Desde a 3/8/2017
  • Avaliações
  • Inscrições abertas ao público

Sobre o curso

Este módulo apresenta o cenário das Práticas Integrativas e Complementares - PICS, suas possibilidades de implantação, implementação e acompanhamento no SUS. Tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Além disso, o curso promoverá a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com as PICS, consolidando uma rede colaborativa de aprendizagem.

Objetivos

O Módulo Gestão de Práticas Integrativas e Complementares visa capacitar gestores e técnicos das coordenações de PICS no SUS sobre as Práticas Integrativas e Complementares - PICS, fortalecendo ações e serviços de PICS nas Redes de Atenção à Saúde. Além disso, o módulo promoverá a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com as PICS.

Recurso educacional aberto (REA)

Os REA são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita. (BRASIL, 2019)

Este REA é licenciado sob a licença Creative Commons com Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA). Para baixar pediremos algumas informações para nos orientar sobre o uso e eventuais melhorias no recurso que hoje lhes ofertamos.

Baixar o REA

Conteúdo

Unidade 1: Apresentação

Unidade 2: Práticas Integrativas e complementares no SUS

Unidade 3: Como implementar um serviço de PICS nos municípios?

Unidade 4: Implementação das PICS nos municípios

Unidade 5: Acompanhamento e avaliação da implementação da Política

Unidade 6: Avaliação

Como nos organizamos

METODOLOGIA: Cada uma das unidades temáticas é formada por: 1) atividades de aprofundamento das temáticas, na forma de história em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos e sínteses; 2) atividades denominadas "Dialogando com a Prática, que têm como objetivo aproximar os gestores das respectivas realidades de trabalho e compartilhar experiências com os demais educandos. Cada uma das unidades temáticas é formada por história em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses  e fóruns para compartilhar experiências e reflexões.

RECURSOS: História em quadrinhos, apresentações, vídeos, textos, sínteses e fóruns.

AVALIAÇÃO: Ao final há dois questionários, um referente à avaliação do módulo e outro com a autoavaliação para você mensurar o quanto o módulo foi proveitoso, além de um espaço para relatos como o curso pôde auxiliá-lo na sua prática diária.