Informações Gerais

  • 30h
  • 60 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 19/4/2017
  • 392 discussões
  • Para ALUNOS PEPSUS
  • 34 avaliações
  • Com Tutoria/Facilitação
  • Restrito a Perfis

Sobre o curso

O Módulo visa capacitar candidatos a Facilitadores Pedagógicos no Curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS em competências de Educação a Distância (EaD), as quais são baseadas em metodologias problematizadoras e reflexivas inspiradas em situações da prática das equipes da Estratégia Saúde da Família com o objetivo de estimular a qualificação da APS.

Objetivos

Capacitar candidatos a Facilitadores Pedagógicos em competências de Educação a Distância para a proposta pedagógica do curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS.

Identificar as tarefas do Facilitador Pedagógico do PEPSUS e suas atividades no curso de Especialização.

Reconhecer o ambiente virtual do PEPSUS e suas ferramentas.

Conteúdo

Unidade I – Conhecendo o PEPSUS e a mediação tecnológica.

Unidade II – O curso de Especialização.

Unidade III – As especificidades da tarefa do Facilitador Pedagógico.

Unidade IV – Os produtos esperados do curso de Especialização.

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O curso terá a duração de 30 horas, sendo 8 h presenciais e 22 h a distância, no ambiente virtual AVASUS/PEPSUS.

Carga horária a distância

As atividades do PFFP (Programa de Formação e Capacitação de Facilitadores Pedagógicos e Supervisores Pedagógicos/versão para seleção) sustentam-se em metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e requerem do aluno atitude proativa, com regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos são apresentados em textos, vídeos e outros recursos, e a aprendizagem exigirá desenvolvimento das capacidades de interpretação, de síntese e de contextualização que serão exercitadas em atividades de verificação de conhecimentos, na elaboração de tarefas e em uma avaliação final, voltada para a identificação das habilidades e competências na missão de Facilitador Pedagógico do PEPSUS. As 22 horas propostas estão divididas em quatro unidades. Nas duas primeiras, os alunos/candidatos assumirão perfil de alunos, enquanto nas duas últimas, assumirão o perfil de Facilitadores Pedagógicos.

Carga horária presencial

Será utilizada metodologia ativa, com recursos audiovisuais em sala de aula, de forma a estimular o diálogo e a aprendizagem reflexiva.

 

RECURSOS

Vídeos, animações, infográficos, textos, entre outros.

AVALIAÇÃO

Será realizada de modo progressivo, por meio da avaliação da frequência e da qualidade nas diferentes atividades propostas: fóruns, questionários, upload de tarefas e uso adequado das diferentes ferramentas e adequação à proposta pedagógica do PEPSUS.  

Módulos relacionados