Informação geral

Sobre o curso

O módulo Noções básicas de radiografia do sistema musculoesquelético tem por objetivo apresentar noções de como a radiografia do sistema musculoesquelético é realizada e também como é possível avaliar a qualidade técnica do exame, revisar a anatomia básica e os aspectos radiográficos de algumas patologias mais comuns nas principais articulações do sistema musculoesquelético e discutir sobre o correto preenchimento da solicitação médica do exame, especialmente nos casos em que este será avaliado por outro profissional, o radiologista.

Objetivos

  • Discutir conceitos básicos sobre as radiografias do sistema musculoesquelético;
  • Apresentar noções de como a radiografia do sistema musculoesquelético é realizada e também como é possível avaliar a qualidade técnica do exame;
  • Revisar a anatomia básica e os aspectos radiográficos de algumas patologias mais comuns nas principais articulações do sistema musculoesquelético;
  • Discutir sobre o correto preenchimento da solicitação médica do exame, especialmente nos casos em que este será avaliado por outro profissional, o radiologista.

Conteúdo

Unidade 1: Princípios das radiografias e de adequação técnica dos exames

Unidade 2: Sistematização da análise

Unidade 3: Avaliação radiográfica da osteoartrite e das artropatias inflamatórias

Unidade 4: Avaliação Radiográfica do ombro

Unidade 5: Avaliação radiográfica do cotovelo e do antebraço

Unidade 6: Avaliação radiográfica do punho e da mão

Unidade 7: Avaliação radiográfica da bacia, quadril e coxa

Unidade 8: Avaliação radiográfica do joelho

Como nos organizamos

Metodologia: O presente módulo é autoinstrucional e as unidades são trabalhadas por meio de videoaulas e conteúdo em texto.

Recursos: 

Videoaulas.

PDFs.

Questionários.

Casos clínicos.

Avaliação: Ao final de cada unidade há questionários com o intuito de propiciar a autoavaliação da aprendizagem dos alunos. Ao final do módulo, o aluno responde a questões baseadas em casos clínicos.