Informações Gerais

  • 30h
  • 1376 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 25/3/2019
  • sem discussões
  • 801 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público
  • Investimento do curso: R$ 69.517,95
  • Investimento por aluno: R$ 50,52

Sobre o curso

Este módulo discorrerá sobre as mais frequentes doenças e agravos na Atenção Primária à Saúde - APS, tais como abordagem e manejo de cefaleias, dorsalgia em mulheres maiores que 45 anos, manejo da tosse, iniciando a discussão sobre o Diagnóstico de saúde da Comunidade. Além disso, abordará as diferentes perspectivas que possam existir no mundo científico a respeito dos temas, a partir de consensos, opiniões e estudos de órgãos de governos, sociedades de especialidades e revisões de artigos científicos. O foco é a possibilidade de atuação das equipes na APS como primeiro contato, além do cuidado longitudinal e os coordenadores do cuidado das pessoas sob suas responsabilidades sanitárias.

Objetivos

- Conhecer as ferramentas para realização de um diagnóstico de saúde da comunidade;


- Aplicar as estratégias para planejamento do trabalho de uma equipe de APS utilizando o Diagnóstico de Saúde da Comunidade;


- Realizar o manejo clínico do paciente com cefaleia, tonturas e vertigens, dorsalgia (em mulheres com mais de 45 anos) e pessoas com tosse: diagnóstico, exames complementares, classificação diagnóstica, tratamento e organização do processo de trabalho.

Conteúdo

UNIDADE I: Diagnóstico de Saúde da Comunidade
AULA 1 – Como levantar os problemas de saúde da comunidade e qual sua importância?

UNIDADE II: Abordagem da Cefaleia na Atenção Primária
AULA 1 – Ferramentas para o cuidado da cefaleia na Atenção Primária à Saúde

UNIDADE III: Abordagem da pessoa com tosse
AULA 1 – Como lidar com a tosse crônica e aguda na Atenção Primária?

UNIDADE IV: Abordagem da dorsalgia na Atenção Primária
AULA 1 – Cuidando de uma mulher maior de 45 anos com dorsalgia

Como nos organizamos

Metodologia

Curso ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador com acesso à internet.

Recursos

Vídeos, animações, figuras e textos complementares.

Avaliação

Questionários autoinstrucionais ao final de cada unidade.

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