Informação geral

Sobre o curso

No módulo de Abordagem e Manejo da Tuberculose e Hanseníase na Atenção Primária iremos debater como organizar o processo de trabalho de uma equipe de APS para a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cuidado integral das pessoas. Essas são doenças de forte componente social, que ainda representam problemas de saúde pública, mas, ao mesmo tempo, são muito vulneráveis às ações no âmbito da APS. A Unidade I deste curso pretende mostrar qual a situação epidemiológica da Tuberculose em nosso país e em comparação com o mundo, quais as medidas para o diagnóstico precoce e busca ativa de sintomáticos respiratórios. A Unidade II pretende explorar as medidas para que possamos reduzir a quantidade de casos de tuberculose em nossa área adscrita, assim, descreve o Tratamento Diretamente Observado e consequentemente mostra como ajudar a mudar o panorama epidemiológico dessa doença. As Unidades III e IV fazem percurso similar, mas com relação à Hanseníase. Veremos também como realizar diagnóstico precoce, como classificar e tratar a Hanseníase, como realizar a busca de contatos e outras medidas de prevenção da saúde e prevenção de doenças.

Objetivos

  • Identificar a magnitude, transcendência e vulnerabilidade da Tuberculose e da Hanseníase;
  • Aplicar as estratégias para a prevenção da Tuberculose e Hanseníase, com ênfase na busca ativa de sintomáticos, diagnóstico e tratamento precoce, busca ativa de contatos e ações de vigilância em saúde;
  • Realizar o manejo clinico do paciente com Tuberculose e Hanseníase: diagnóstico precoce, sinais e sintomas, exames complementares, classificação diagnóstica, tratamento e organização do processo de trabalho.

Conteúdo

UNIDADE I – ABORDAGEM DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

UNIDADE II – MEDIDAS PARA REDUZIR A TRANSMISSÃO DA TUBERCULOSE: AÇÕES NA APS

UNIDADE III – ABORDAGEM DA HANSENÍASE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

UNIDADE IV – TRATAMENTO, PREVENÇÃO E CONTROLE DA HANSENÍASE

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Este curso é ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Com base na problematização de uma situação típica da APS, os alunos irão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas.

AVALIAÇÃO

As avaliações serão questionários autoinstrucionais com feedback automático, possibilitando maior autonomia ao aluno.

RECURSOS

Vídeos, animações e textos complementares.