Informação geral

Sobre o curso

A anemia falciforme e a fibrose cística são doenças genéticas que, quando tratadas precocemente, colaboram com o correto desenvolvimento da criança e com a minimização de possíveis problemas.


As patologias podem ser identificadas logo após o nascimento da criança por meio da triagem neonatal ou teste do pezinho. Este módulo irá ajudar você a compreender como avaliar e manejar tais situações.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: O objetivo do Módulo é garantir a apreensão do conhecimento clínico teórico-prático do aluno(a) sobre a referida temática.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Identificar os casos que envolvem crianças diagnosticadas com anemia falciforme ou com fibrose cística, a fim de compreender como avaliar e manejar tais situações.

Conteúdo

UNIDADE 1: Anemia Falciforme

UNIDADE 2: Fibrose Cística

Como nos organizamos

METODOLOGIA: Cada unidade conterá vídeo-aulas. Disponibilizamos, ainda, autoavaliações em cada unidade. Haverá um fórum de discussão, espaço para incitar e ampliar debates sobre a temática. Além disso, apresentamos materiais nas ferramentas “Biblioteca” e “Multimídia” para complementar os estudos.

O módulo é autoinstrucional e é estruturado de forma que os conteúdos sejam autoexplicativos. Nesse formato não há presença de tutores. Os participantes fazem as atividades propostas no seu próprio ritmo, de acordo com a disponibilidade de tempo de cada um.

RECURSOS: Videos tutoriais, questionários, resumos, textos online, fóruns.

AVALIAÇÃO: A avaliação está estruturada em forma de autoavaliação, de forma contínua/processual em final de cada unidade de estudo. A realização das autoavaliações são necessárias para contabilização de progressão no módulo.